Pular para o conteúdo principal

7 Dicas para se tornar um fotógrafo melhor - para iniciantes

1- Estabeleça um objetivo 
 Fonte: canaldointercambio.com

 Qual seu desejo, aonde quer chegar, se não sabe aonde quer chegar, não importa para onde vai. O grande problema esta em não saber o que querer, busque primeiramente isso, mas também um conjunto de coisas, como estabelecer tempo, o que estudar, o que aprender, quem já fez isso, vai te ajudar bastante pensar desta forma.

Portanto, para alcançar o seu objetivo final é preciso saber exatamente aonde você quer chegar e traçar planos para isso.

2- Conheça totalmente seu equipamento e aprenda um pouco os outros que você deseja
Conheça todas as partes da sua câmera


Não importa se você usa uma compacta ou uma SLR profissional, e para isso o primeiro caminho é... ler o manual, sim sem ler ele ou pelo mesnos dar uma folheada nele você já começou na desvantagem, a parte boa é que se você não tem pode ler na internet, se você tem pode ler a qualquer momento, não fique na desvantagem, tem uma outra dica embutida nesta, anote tudo que tem duvida em uma cardeneta, tanto na hora que estiver lendo ou estiver usando o equipamento, para posteriormente tirar esta dúvida,saber para quer foi feito cada botão cada função vai proporcionar imagens melhores, maior controle sobre seu equipamento, seja flash, câmera, objetiva, seja lá o que for.
 Para se tornar um bom fotógrafo é preciso que você saiba tudo sobre o equipamento que você está usando para que, na hora de fotografar, você não perca tempo tentando descobrir o que cada parte da câmera faz.
3- Aprenda técnicas fotográficas
Fonte:iphotoeditora.com.br

Com as técnica você pode até tirar ótimas fotos com um celular, sim, por exemplo acompanhei um renomado fotógrafo em um congresso aqui em Curitiba e ele tirava foto com o celular, nome dele Tyto Neves, com o celular LG G4, isso em 2015, posicionou uma luz da Visico (sistema de flash e iluminação de estúdio) a luz era de LED, e se você visse as fotos nunca iria imaginar que ele havia feito de celular, só para dar um exemplo de quem ele fez fotos com celular nada menos que Kauê Luz e Léo Luz do grupo Luz de São Paulo, Ale Keese, se você não sabe quem são esta na hora de melhorar as técnicas que ele usam,m procure sobre eles que também é sobre a próxima dica.
4- Aprenda a editar as fotos
 
A maior parte dos grandes fotógrafos usa editores de imagem como o Photoshop e o Lightroom que também é photoshop, para deixar as suas fotos com uma aparência melhor. Você pode corrigir as cores, iluminação, textura e muito mais, deixando no final a fotografia com um ar bem mais profissional.
Busque aprender de verdade:
 
5- Desenvolva o seu olhar




Fonte: www.fotografia-dg.comMuitos dizem isso, mas não contam como começar, bem seu olho tem um ângulo de visão de aproximadamente 47º conforme alguns cientistas afirmam, pois bem só que uma objetiva tem um visão ocular única e não duas, com seus olhos, primeiro passo é usar uma objetiva com uma aproximação angular de um olhos, ou seja, câmera DSLR comum, chamada de cropada você teria que esta em um zoom de 32mm graus aproximadamente, já em uma full frame em 50mm que vai dar em torno o que queremos enxergar, segundo ponto, feche um dos olhos e cerre o seu olhar quase que fechando, vc vai enxergar a luz direito e a visão ficará próximo da realidade da objetiva, e um dica extra é procures enxerga aonde estão as sombras, se estão muito escuras ou suave, procure informações sobre sombras duras ou luzes duras e treine seu olhar neste sentido. E misturando com a dica 3 dentro das técnicas aprender a enxergar sobre Regra dos Terços e o Retângulo de Ouro, que são sobre técnicas de composição fotográfica.
6- Estude a história da fotografia e conheça os principais fotógrafos, isso é a base.
Esse passo é essencial. Não é por que você hoje utiliza um equipamento digital que não é preciso estudar a história para saber como a fotografia evoluiu até ser a arte que é hoje. Isso é muito importante e saber conceitos históricos pode ajudar a entender melhor o que, de fato, é a fotografia. Essa é uma das maiores diferenças entre fotógrafos técnicos e aqueles que entendem o que estão fazendo.
Dicas de nome para você se aprofundar? Lá vai hein: Cartier-BressonSebastião SalgadoLinda McCartneyIrina Werning 
Conheça as fotografias e projetos fotográficos desses e de muitos outros profissionais para saber qual estilo combina mais com o seu.
7- Entre em um grupo de fotografia #pigmenta{ação}
Aqui na região de Curitiba temos pelo menos 3 grupos, sendo em Curitiba, São José dos Pinhais e o de Piraquara, estes grupos tem com objetivo estudar fotografia e sem custo, você não pagar mensalidade, o único custo que há é quando se cria um projeto e ele tem custo, como maquiadora, modelo, locação, trajes algo assim, me o outro custo é sua disposição, mas há outros grupo em Curitiba com Lente Quente, Roda de Fotógrafos, que são pessoal que acolhem muito bem quem quer aprender.  Se você mora em uma grande cidade é muito possível que exista um desses grupos de fotógrafos que compartilham experiências.
Você vai ter e ver muita trocar conhecimento e ver o trabalho de outras pessoas pode ajudar bastante!

Tenha prazer naquilo que você faz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para escolher o look do seu ensaio fotográfico

  http://www.studiofotosf3.com/

Ensaio Trash the dress Karina e João Guilherme

Em um lindo sábado, em um ferro velho, isso mesmo em um ferro velho, tivemos o prazer de fotografar o lindo casal Karina e João, em seu ensaio Pré Wedding, Casual e o Trash the dress, foi lindo, incrível e emocionante, pois foi uma surpresa preparado por nossa equipe e o noivo, para a Karina, confira algumas fotos:  Fotografia: Frans Rodrigues Make e Hair: Sergio Nicetto Produção: Sergio Nicetto Auxiliares: Catia e Fernando Rodrigues Realização: Studio FotosF3

7 Dica para começar a fotografar - Composição

Como compor uma fotografia, quem nunca ouviu alguém da família dizer: "Ele nem sabe fazer foto, cortou a cabeça (ou os pés) das pessoas!" Hehehehe. Pois bem isso é uma verdade e um engano, o plano fotográficos serve para compor sua fotografia, e isso é apenas uma pequena parcela sobre composição.a figura abaixo do Digital Câmera Word, mostra muito bem isso, com base nesta imagem vamos pensar nos planos fotográficos, ou cortes na imagem. 1. Onde mostra o Corpo todo e o ambiente bem grande: SPG Super Plano Geral 2. Onde mostra da cabeça aos pés: PG Plano Geral 3. Onde mostra da cabeça até as coxas (mais ou menos): PA Plano Americano 4. Onde mostra da cabeça até acima da cintura: Close 5. Onde mostra da cabeça até o pescoço (mais ou menos): Super close No Caso do super close pode haver um corte no topo da cabeça IMPORTANTE: leia lá em baixo..... IMPORTANTE: 6. Nunca corte nas juntas, ou dobras do corpo, dará sensação de amputação ao membro em questão. 7. Jamais